domingo, 27 de julho de 2008

"rivettianas"

Twin Peaks: os Últimos Dias de Laura Palmer (Twin Peaks: Fire Walk with Me), de David Lynch


"É o filme mais louco da História do cinema. Não tenho idéia do que se passou, não tenho idéia sobre o que vi, só sei que deixei a sala de cinema flutuando a vários metros do chão."



Tropas Estelares (Starship Troopers), de Paul Verhoeven


"Tropas Estelares não é uma exaltação aos militares americanos e aos clichês do filme de guerra, se Verhoeven diz isso, é pra parecer politicamente correto. Mas o fato, é que lhe fascinam os clichês, pois ele é um humorista gráfico de personalidade, muito próximo da sensibilidade de um Lichtenstein. Sempre defendo Verhoeven. Seus monstros são maravilhosos e muito mais divertidos que os dinossauros de Spielberg."



Van Gogh (Van Gogh), de Maurice Pialat


"Pialat é um grande cineasta, imperfeito, claro, mas quem não é? Junto com a mini-série feita para a televisão La Maison des Bois, Van Gogh é seu melhor filme. Em ambos os trabalhos, Pialat consegue por na tela a felicidade, sem dúvida imaginária, do mundo antes da Primeira Guerra Mundial. E apesar do tom diferente, resultam tão belos como os filmes de Renoir."



Alma em Pânico(Angel Face), de Otto Preminger


"A crueza deste filme, longe de por em risco o essencial, busca acentuar a provocação. E aquilo que poderia comprometer essa essência – o gosto pelas aparências, pelo natural, a surpresa engenhosa do “acidental”, a busca do gesto casual – se encontra, no entanto, com a força secreta do cinema, que por fim, o protege do vácuo formal. Não é necessário pedir mais nada."